Pessoa Digitando Em Seu Laptop Com Um Cadeado Na Tela, Simbolizando A Segurança Cibernética

Segurança da informação: 5 tendências de ameaças para 2023

Infelizmente, o crime no ambiente digital vem crescendo… É comum deparar com notícias de que empresas de vários segmentos são alvo de ataques, como roubos de dados confidenciais no Brasil. Por isso, vamos mostrar nesse post as principais tendências de ameaças à segurança da informação que a sua empresa precisa ficar atenta.  

Continue a leitura e descubra quais são!

mulher segurando em suas mãos um laptop e um cadeado simbolizando segurança

O que é a segurança da informação?

A princípio, podemos compreender o conceito de segurança da informação como sendo a prática que mantém os dados de uma empresa em sigilo. É a defesa do que não é público, para assegurar que sejam acessíveis somente aos responsáveis ou às pessoas as quais foram enviados.

A distribuição de informações na internet nunca esteve tão em alta. Milhares de dados circulam no ambiente digital diariamente e junto a essa disseminação vem as ameaças de ataques que violam o sigilo desses dados.

Então, numa empresa, a segurança da informação é a metodologia que deve ser empregada a fim de que a circulação de dados e informações seja controlada e segura, evitando que pessoas indesejadas tenham acesso ou façam uso delas sem permissão. Diz respeito a como as pessoas usam as informações que chegam a elas. 

Por que você como empresário ou gestor precisa se preocupar com a segurança dos dados da sua empresa?

Certamente a sua empresa distribui informações através da Internet. Já imaginou se são capturadas por estranhos com interesses maliciosos? Essa situação pode representar um grande problema. 

As ameaças cibernéticas estão cada vez mais em constante evolução. Essa deve ser uma preocupação das empresas, já que o risco de crimes digitais e invasão de hackers podem trazer perdas ou prejuízos incalculáveis.

Os dados de uma empresa são valiosos para a sua existência e cair em mãos erradas pode ser fatal. Por isso, o interesse em cuidar da segurança desses dados, previne o vazamento de informações sensíveis, assegura a confidencialidade das informações de clientes, garante a disponibilidade dessas informações a quem realmente interessa e protege os dados que são distribuídos na rede. 

Agora que você já sabe que a segurança da informação deve ser uma prioridade, vamos conhecer 5 ameaças que tendem a persistir em 2023

  1. Phishing

Se trata de uma das ameaças mais utilizadas ultimamente e permanecerá em 2023. É responsável por disseminar arquivos e sites maliciosos, que servem como isca para que a pessoa confunda mensagens ou e-mails que imitam algum serviço conhecido do usuário, como assinatura de tv, promoções, bancos, etc.

Ao clicar nesses links falsos nos e-mails de phishing e disponibilizar os dados, os criminosos podem iniciar ações ilícitas. Esse tipo de ataque requer atenção, pois trata-se de uma cópia quase que perfeita, podendo passar despercebida por algum colaborador desatento. 

  1. Vishing ou Voice-Phishing

A Vishing ou Voice-Phishing uma técnica maliciosa derivada do Phishing com o mesmo objetivo de enganar o usuário para que passe dados e informações sigilosas. 

Nesta metodologia, os criminosos utilizam ligações telefônicas a fim de capturar informações sensíveis, não públicas. Leva o usuário a acreditar que está conversando com o representante do banco, por exemplo, que pode levar ao compartilhamento de dados da empresa. 

  1. Ataques de Ransomcloud

Sobretudo, esta modalidade de ataques de Ransomcloud entra em ambientes de nuvem com a  sincronização de arquivos. Os invasores enviam e-mails de phishing com anexo. Quando o usuário baixa o arquivo malicioso, inicia a instalação do ransomware no sistema, que se apresenta como uma pop-up inofensiva. Sendo assim, quando clicado, é disseminado e acontece o acesso a rede, infiltrando no ambiente de nuvem. 

  1. Grupos de Ransomware

Ao mesmo tempo, uma das principais ameaças que tendem a continuar crescendo em 2023. Neste ataque de grupos de Ransomware, os cibercriminosos sequestram dados dos usuários e empresas e solicitam resgate em forma de pagamento para ter de volta as informações sensíveis e sigilosas. 

A má notícia é que nem sempre o pagamento solicitado não garante que as empresas terão de volta seus dados ou que se livraria de futuras chantagens desses criminosos. Contudo, é muito importante se atentar à segurança dos dispositivos para minimizar as chances de prejuízos. 

  1. Script entre sites (XSS)

Bem como, a utilização desta ameaça pelos cibercriminosos consiste na instalação de códigos maliciosos em sites legítimos. As vítimas dessa ação, normalmente são os visitantes e clientes desavisados. Neste tipo de ataque, os invasores conseguem acesso a dados pessoais, cookies e acesso a tokens dos usuários. 

Em geral, é difícil identificar e eliminar esses ataques. Uma revisão completa de segurança HTML é uma maneira de reconhecer essas ameaças.

Conclusão

Investir em Tecnologia da Informação para garantir a segurança no uso de dados é fundamental.

Existem ferramentas variadas que permitem evitar maiores problemas, para manter a integridade e a confidencialidade dos dados.  

As ameaças expostas acima são apenas algumas que rondam as empresas. Os criminosos possuem uma vasto arsenal de ataques com diferentes técnicas para extrair informações empresariais, bem como pessoais. 

Sem dúvida, o acesso ao conhecimento e boas práticas de segurança, são essenciais para a proteção dos ativos das organizações, mesmo que já contem com alguma ferramenta tecnológica, permanecem vulneráveis a ataques.

Diante deste contexto, sua empresa está preparada para entrar 2023 com mais segurança?

É hora de planejar a segurança! 

A TMS oferece diversos recursos tecnológicos para garantir a segurança da informação e o monitoramento no ambiente de rede, prontos para solucionar possíveis problemas.

Fale com os nossos especialistas através do link:

Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.