Comunicação Multicanal No Ambiente Digital: Melhoria No Processo Da Jornada De Compra Do Cliente

Comunicação Multicanal

Melhoria no processo da jornada de compra do cliente, no ambiente digital.

É fato que manter a comunicação com o cliente em toda a jornada de compra é fundamental para a concretização do negócio, ou seja, até que aconteça a venda! 

Uma das formas de melhorar a experiência do cliente, é através da comunicação multicanal. Tem se tornado cada vez mais relevante conseguir falar e se comunicar com o cliente em diversos canais, para que ele tenha liberdade de escolha, conforme a sua preferência e otimize o seu tempo.

O que mais importa é resolver a necessidade do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa! 

Continue a leitura para saber mais como o atendimento multicanal pode ajudar o seu negócio! 

O que é a comunicação multicanal?

Primeiramente, comunicação multicanal, trata-se de uma estratégia poderosa de atendimento ao cliente durante a sua jornada de compra. É o auxílio que ele precisa no caminho que percorre até decidir por fechar o negócio. 

Ser multicanal no ambiente digital é estar presente em vários canais, principalmente onde estiver seu público alvo: nas redes sociais como Facebook, Instagram, SMS, WhatsApp, E-mail, Web Chat, Website, mensagem de voz, áudio, vídeo chamada, chatbots, etc. 

Sendo assim, esses meios de comunicação estão sendo cada vez mais aprimorados para facilitar a conexão entre pessoas e empresas. 

Ao oferecer diversos canais de comunicação, o cliente fica livre para ser atendido de acordo com a sua preferência e necessidade. Ele pode, por exemplo, encontrar a sua empresa nas redes sociais, chamar no WhatsApp para tirar dúvidas e fechar a compra através de um link do seu site. 

Nesse sentido, entre as vantagens de utilizar a comunicação multicanal está em colocar o usuário no centro e poder mapear toda a jornada de compra com a melhor experiência possível, desde a pré-venda até o pós-venda. 

Assim, o processo de fidelização se torna mais eficiente, já que o cliente ficará satisfeito com a experiência oferecida. Isso faz com que volte mais vezes e se torne um fã da sua marca e do seu negócio. 

Por fim, todo esse processo envolve conversa, engajamento, educação no sentido de elevação da consciência do valor do seu produto ou serviço, avaliação, compra. Contudo, significa oportunidade de  maior retenção, expansão de vendas e ganhar a lealdade do potencial cliente. 

Comunicação Multicanal para um relacionamento mais amplo e personalizado com o cliente.

Veja mais 3 exemplos de como acontece essa comunicação na era digital, para um relacionamento mais amplo e personalizado com o cliente

  1. A sua empresa poderá enviar via SMS, uma promoção ou cupom de desconto para o cliente, e ele poderá utilizar o cupom no seu site e até mesmo na sua loja física, caso possua. Percebe a liberdade de escolha do consumidor?
  2. É possível falar com leads ou clientes através de web chats dentro do site, inclusive com mensagens programadas. Assim o atendimento fica disponível 24 horas, todos os dias. Isso faz total diferença na experiência do usuário. 
  3. O potencial cliente pode encontrar sua empresa no Instagram, deixar uma mensagem através do Direct (DM e pedir que a equipe retorne por meio de uma ligação telefônica porque prefere tirar dúvidas assim. 

Dessa forma, a comunicação multicanal pode ser utilizada tanto em ações de marketing e divulgações, com a autorização do usuário, quanto para apoio durante toda a jornada do cliente. 

Quais são os principais benefícios da comunicação multicanal, na prática? 

Confira os principais benefícios para a empresa que investe no atendimento multicanal:

  • Otimiza a jornada de compra do consumidor;
  • Estreita o relacionamento do cliente com a empresa e gera maior conexão;
  • Possibilidade de oferecer um atendimento digital de alta qualidade e conectar o cliente com a empresa;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Proximidade com o cliente ao oferecer uma excelente experiência;
  • Fidelização e indicações;
  • Reconhecimento da reputação da empresa;
  • Conhecimento do cliente através do relacionamento; 
  • Liberdade de escolha para o consumidor

Viu como a empresa só tem a ganhar ao implementar uma comunicação multicanal?

O cliente está cada vez mais exigente e atento às empresas que oferecem o melhor atendimento e experiência. Consequentemente, ele escolhe a que mais lhe agrada e atende às suas necessidades.

Nesse sentido, o atendimento multicanal é a possibilidade de conexão onde quer que o consumidor se encontre. A sua empresa precisa estar presente onde ele está, para que a conversão aconteça de maneira mais rápida e eficiente. 

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