Como O Uso Da Tecnologia Pode Impactar No Crescimento Empresarial

Qualidade no atendimento ao cliente

Como o uso da tecnologia pode impactar no crescimento empresarial

A qualidade no atendimento empresarial é um pré-requisito para o bom funcionamento de qualquer empresa. É parte fundamental para fortalecer a imagem e reputação de uma marca junto aos seus clientes.  

Sabia que um atendimento ineficiente, pode trazer prejuízos para a sua empresa?

Em um mercado competitivo onde o cliente possui diversas opções, se diferenciar da concorrência é uma estratégia essencial. É inteligente pensar em maneiras para conquistar mais clientes e fidelizar os atuais.

É inteligente pensar em maneiras para conquistar mais clientes e fidelizar os atuais.

Continue a leitura e entenda.

Investir em atendimento de qualidade é uma solução eficaz.

É importante salientar que o cliente busca além de um produto ou serviço, a solução de um problema de maneira imediata. Ter um atendimento personalizado e humanizado se torna uma obrigação, contribui para que a experiência desse cliente seja satisfatória.

Nesse sentido, a fidelização acontece com mais facilidade e o relacionamento duradouro cliente/empresa permanece.

Afinal, qual é a relação entre o atendimento de qualidade e o crescimento empresarial?

A qualidade no atendimento ao cliente não é somente uma estratégia de diferenciação. É uma necessidade. Investir nesse setor significa crescimento. O cliente não tolera mais um atendimento ruim em um cenário imediatista, onde se exige rapidez e qualidade na solução de seus problemas.

O cliente é a base de toda organização, por isso é necessário oferecer sempre o melhor para eles. As organizações não devem medir esforços para agradar e satisfazer às suas necessidades. Daí, a relevância de focar em um atendimento de qualidade e uma prestação de serviço diferenciada com foco no crescimento.

Quando o cliente é bem atendido na sua empresa, a probabilidade de ser leal, voltar a fazer negócio e fazer propaganda da sua marca é muito maior!

Se acontece ao contrário, as consequências de um cliente insatisfeito pode trazer prejuízos e danos às empresas, como uma reclamação pública em ambiente digital, por exemplo.

Ao perder um cliente, a empresa não perderá apenas uma única venda. Perderá todas as possibilidades de venda que poderia realizar com tal cliente. Percebe como é importante cuidar dessa área?

Agora que você já conhece a importância de se investir em melhoria contínua do atendimento, que tal conhecer algumas ferramentas tecnológicas que ajudam nesse processo?

Veja algumas dessas ferramentas:

  • Call Center

É uma central de relacionamento direto entre o cliente e a empresa. Por vezes, é através dessa central que acontece o primeiro contato do cliente com a empresa. Dessa forma, o Call Center é uma estratégia e oportunidade de causar uma boa impressão ao cliente.  

  • Customer Relationship Management (CRM)

É um conjunto de estratégias para gestão do cliente. Permite registrar todo o histórico e movimentações com o comprador, facilitando a identificação do seu tipo de perfil e suas demandas.

Essa ferramenta armazena também os dados cadastrais do cliente, oferece acesso ao banco de dados para que as ações possam ser otimizadas.

  • Chat Bot

São robôs com inteligência artificial, utilizados no atendimento on-line em sites, redes sociais e call center. Essa tecnologia pode ser configurada de acordo com o objetivo, regras e condições. Para melhorar a experiência do cliente, o robô pode se passar por um atendente da empresa, ter nome próprio e frases comuns utilizadas por humanos.

  • Atendimento Omnichannel

Uma empresa pode ser mais competitiva se conseguir se conectar com seus usuários, consumidores, parceiros e equipe. É uma estratégia de negócios para acelerar o crescimento, gerando confiança e maior satisfação. É a utilização integrada de todas as ferramentas, proporcionando a mesma experiência de relacionamento, com todos os envolvidos no processo.


Diante dessas diversas possibilidades ao alcance das empresas, não há desculpas para não se investir em tecnologia, para que o atendimento ao cliente seja mais rápido, personalizado e inteligente. Sua empresa só tem a ganhar!

Quer saber mais?

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Conte nos comentários como está o atendimento ao cliente, na sua empresa.

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