O Que é Um PABX Virtual

O que é um PABX Virtual

Um PABX Virtual torna a troca de informações no ambiente corporativo mais inteligente e eficiente. Isso acontece graças à tecnologia de software envolvida, implementações de rede facilitadas e telefonia IP (VoIP). Ela confere à comunicação telefônica, diversos recursos que podem aprimorar os processos de qualquer empresa, seja qual for o tamanho ou setor.

Quer automatizar o atendimento telefônico em sua empresa, fidelizar clientes, reduzir custos e ao mesmo tempo garantir mobilidade para sua equipe?

Então conheça o PABX Virtual e as vantagens que ele oferece para o seu negócio.

Entenda o que é um PABX Virtual

O PABX Virtual é a evolução do PABX convencional. Porém, há uma diferença importante entre eles: como o próprio nome indica, o Virtual não se trata de um aparelho físico, sendo hospedado principalmente em nuvem ou em ambientes virtualizados locais.

Em outras palavras, o PABX em nuvem é uma central telefônica que permite aumentar a capacidade do atendimento pela mobilidade a partir de um único número VoIP, recursos como URA (atendimento automático) e mensagens centralizadas. Desse modo, a empresa não precisa adquirir vários números, muito menos vários aparelhos para distribuir ramais entre os seus vários departamentos de forma ineficiente.

Este tipo de PABX opera de forma 100% virtual, requerendo acesso à internet para ser utilizado. Confira a seguir como funciona.

Como funciona

Conforme já mencionamos, o PABX em nuvem funciona principalmente através da tecnologia VoIP. Esse tipo de tecnologia pode operar sem depender de aparelhos telefônicos tradicionais ou ainda de forma integrada, com adaptadores.

Como esse PABX usa a base de Voz sobre IP, ele também pode operar apenas por meio de recursos de áudio de um computador. Neste caso, é possível usar uma rede de computadores já existente para criar o sistema de telefonia. No entanto, é necessário adicionar o softphone, um programa que poderá ser instalado no dispositivo que fará as ligações VoIP ou utilizar o próprio navegador web para esta função.

Além disso, o PABX Virtual não oferece somente comunicação por voz. Ele possibilita ainda outros recursos como mensagens, compartilhamento de tela, colaboração em vídeo e muito mais. Características essenciais para equipes que precisam fazer reuniões em trabalho remoto.

O que é PABX Virtual e Recursos

Recursos do PABX Virtual para empresas

O PABX apresenta inúmeras funcionalidades que, se usadas no dia a dia da sua empresa, certamente trarão mais autonomia e eficiência para o negócio. Confira!

Contingência e economia

O PABX Virtual suporta integração com qualquer tipo de tecnologia, até mesmo as mais antigas. Ou seja, o sistema pode abranger as linhas analógica, digital, celular, E1 e VoIP, permitindo o uso com as menores tarifas para cada tipo de ligação e ambiente.

Então, além de proporcionar economia, com o PABX em nuvem você também poderá flexibilizar o uso em vários dispositivos.

Funções escaláveis

Uma central telefônica virtual apresenta flexibilidade e uma alta capacidade de expansão de ramais ou troncos SIP.

Logo, ao contrário do PABX analógico, com o PABX Virtual você consegue escalar o seu atendimento de acordo com o crescimento da demanda, ajustando investimentos ao cenário da empresa.

URA e discadores

A URA e os discadores são funções que atuam juntas distribuindo as ligações com mais eficácia. Como resultado, as empresas podem aumentar significativamente a produtividade.

Esses dois recursos são fundamentais, por exemplo, para empresas de call center ou televendas e podem ser instalados com softwares de CRM ou ERP, o que torna o atendimento ao cliente ainda mais exclusivo.

Gestão de modo remoto

A central do sistema PABX pode ser gerenciada de dentro ou fora da empresa. Então, a administração do sistema é feita de um browser que pode ser acessado em tempo real. Assim, você pode consultar suas ligações, bem como os custos relacionados.

Se sua empresa trabalha com contratos de ligações ativas, esse é um recurso que lhe pode ser muito útil, já que ele te ajuda a ter mais controle e previsão sobre o seu faturamento.

Gravação de voz nas chamadas do PABX Virtual

Este recurso permite que você grave todas as chamadas tanto realizadas, quanto recebidas pelo PABX. Essa é uma função muito utilizada por gestores, auditores e também por profissionais da área de TI para que os protocolos de atendimento sejam aprimorados.

PABX Virtual: chamadas sem custo pela internet

Os ramais instalados virtualmente fazem ligações sem custo para outras cidades ou estados.

Assim, os colaboradores remotos podem se comunicar com o escritório ou com a sede da empresa de qualquer lugar de forma prática. Basta apenas que exista acesso a uma conexão de rede que possibilite fazer as chamadas.

Recursos integrados ao sistema “legado in loco”

Por fim, você pode usar as funcionalidades do PABX Virtual com os recursos físicos que você já tem em sua empresa, como por exemplo, headsets, telefones, PABX físicos, entre outros.

Quais os benefícios do sistema de telefonia virtual?

Agora que você já conhece as funcionalidades do PABX Virtual, veja as principais vantagens que o sistema oferece para sua empresa:

  1. Possui baixo custo de instalação;
  2. Proporciona mobilidade e flexibilidade;
  3. Facilita a ampliação ou redução da rede;
  4. Permite economizar com chamadas locais e interurbanas;
  5. Garante a segurança das informações da empresa;
  6. Dispensa manutenções frequentes de hardware;
  7. Confere agilidade e qualidade ao atendimento;
  8. Possibilita o trabalho remoto;
  9. Ajuda a reduzir custos operacionais.

Leia também: PABX: o que a minha empresa precisa saber antes de instalar

Conforme você deve ter notado, vale muito a pena investir em um sistema de PABX Virtual para melhorar o seu atendimento. Afinal, ele proporciona mais produtividade e competitividade, inserindo sua empresa na era digital de forma eficiente. Descubra como virtualizar a comunicação da sua empresa. Entre em contato conosco!